Ribeirão Preto, 31 de Outubro de 2014
[ Busca avançada ]

02/07/12 - 17h24

Portal do Detran.SP oferece simulado online de prova teórica

Tamanho da letra: A- A+

Fonte: Ribeirão Preto Online

A partir desta segunda-feira (2), os cidadãos paulistas contam com uma nova ferramenta disponibilizada pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP): o simulado de prova teórica online.   Além disso, quem acessar o portal encontrará uma página eletrônica reformulada, com layout mais moderno e funcional.

A implantação do simulado online tem o objetivo de auxiliar o estudo dos condutores que passarão pelo exame teórico, exigido em duas situações: para quem deseja obter a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e para motoristas habilitados antes de novembro de 1999 que buscam renovar o documento.

Essa iniciativa foi possível devido ao convênio firmado entre os Governos de São Paulo e do Paraná, por meio dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran.SP e Detran/PR); da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp) e da Companhia de Informática do Estado do Paraná (Celepar) – que transferiu a tecnologia de aplicação de provas teóricas eletrônicas.

Com o simulado, os futuros motoristas poderão se familiarizar com o novo modelo de prova teórica que, em breve, começará a ser implantado no Estado. O caderno de questões e o gabarito, utilizados hoje para aplicação do exame, serão substituídos por computadores, nos quais a prova será respondida de forma eletrônica, nas unidades do Detran.SP.

“Essa ação faz parte de um conjunto de medidas que temos adotado para melhorar a formação do condutor. O novo exame será mais rigoroso, com foco em questões de segurança no trânsito, cidadania e direção defensiva, não apenas no simples ato de memorizar a legislação vigente e as placas de sinalização”, explica Daniel Annenberg, coordenador do Detran.SP.

Funcionamento

Diferentemente dos 18 serviços eletrônicos disponíveis no portal do Detran.SP ( www.detran.sp.gov.br ), não é necessário realizar cadastro para acessar a nova ferramenta. Basta clicar em “ Simulado de prova Detran ”, no menu dos serviços eletrônicos, e selecionar o tipo de prova: teórica (para candidatos à 1ª habilitação) ou renovação.

A primeira abordará questões relacionadas ao Meio Ambiente, Legislação de Trânsito, Cidadania, Mecânica, Direção Defensiva e Noções de Primeiros Socorros. A segunda, para motoristas já habilitados, avaliará os conhecimentos nos dois últimos temas.

Para fazer o teste, o cidadão deve utilizar o teclado virtual que aparecerá na tela, junto com instruções. Todas as ações deverão ser realizadas por meio desse teclado: começar a prova, selecionar a alternativa considerada correta, avançar ou retornar às perguntas e finalizar o exame.

As 30 questões de múltipla escolha, selecionadas aleatoriamente, deverão ser respondidas em 50 minutos. Será considerado “aprovado” quem obtiver aproveitamento mínimo de 70% (21 acertos), como no exame teórico realizado hoje, de forma presencial, após cumprir as 45 horas de curso teórico exigidas pela legislação federal.

O resultado aparecerá em tela logo após a finalização do teste, sinalizando a quantidade de acertos por tema, além de mostrar as questões respondidas erradas, com a opção selecionada pelo candidato e a correta.

Reformulação

Um ano após ser lançado, em julho de 2011, o portal do Detran.SP passou por uma reformulação, que deixou seu layout mais moderno, com novas tecnologias e ferramentas para facilitar a navegação do usuário. Entre as novidades, foi criado um campo específico para realização de cadastro e acesso aos serviços onlines, com áreas login e senha. No mesmo espaço, é possível solicitar a recuperação da senha, caso o usuário já cadastrado a tenha esquecido.

No novo desenho do portal, os 18 serviços eletrônicos disponíveis atualmente estão segmentados por categoria (CNH, Veículos e Infrações), sendo exibidos os três serviços mais acessados em cada uma delas. Além disso, há boxes para acesso direto aos endereços das unidades de atendimento do Detran.SP, dos Centros de Formações de Condutores (CFCs) e da rede médica credenciada. Na página inicial, o condutor também encontra notícias e informações sobre campanhas educativas para o trânsito.

O portal conta, ainda, com a tecnologia dropdown , que reduz o número de cliques necessários para o internauta acessar determinada informação. Desta forma, ao passar o mouse sobre os itens do menu, um submenu é aberto automaticamente.

Outra novidade é a criação do espaço para vídeos informativos e institucionais, na aba “Detran”. O primeiro traz uma animação, incentivando os cidadãos da Capital a se dirigirem às unidades Interlagos (Zona Sul) e Aricanduva (Zona Leste). Totalmente reformulados, os postos atendem com base no padrão Poupatempo e têm aprovação de mais de 90% de seus usuários.

Nessas unidades, o cidadão conta com orientadores, organização do fluxo por meio de senha, computadores para acessar os serviços online do Detran.SP e horário de expediente ampliado: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.

“O Detran também tem investido na melhoria da comunicação com o cidadão e o portal é uma importante ferramenta. Hoje, temos mais de três milhões de usuários cadastrados

Comente a notícia no Facebook























© 2002-2014 Ribeirão Preto Online - Um novo jeito de ver Ribeirão. Todos os direitos reservados.

Ribeirão Preto Online, Ofertas de Veículos e Imóvel da Cidade são produtos da Empresa Brasileira de Mídia Online. É proibida a reprodução do conteúdo deste portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem prévia autorizaçao.