Ribeirão Preto, 31 de Julho de 2014
[ Busca avançada ]

15/09/11 - 15h46 (Atualizado em 16/09/11 às 11h18)

Fitness & Academias: aulas de spinning auxiliam pessoas com problemas cardíacos

Tamanho da letra: A- A+

Fonte: Ribeirão Preto Online

O Ribeirão Preto Online possui uma nova editoria de serviços, a Fitness & Academias. Nessa seção, o internauta encontra endereços e telefones de diversas academias de Ribeirão Preto e também pode conferir matérias sobre o tema.

Além disso, é possível procurar onde há aulas de dança, sapateado, ginástica para bebês e idosos, boxe, capoeira, aulas de jump, natação, yoga, entre outros. O internauta pode achar a academia mais próxima de casa.

Spinning

As aulas de spinning podem ser uma ótima opção para quem possui problemas cardíacos, presentes na metade da população brasileira, segundo pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Obesidade, sedentarismo e pressão alta são alguns dos males que acompanham os problemas do coração. A prática do esporte, além de auxiliar todo o sistema cardiorrespiratório, fortalece, ainda, pernas e coxas, proporcionando à pessoa mais saúde e boa forma.

O exercício é uma simulação de corrida na bicicleta sem sair do lugar, realizado por movimentos contínuos e cíclicos com os pés.

Exercício aeróbio

Caracterizado como aeróbio, esse esporte ajuda a criar maior resistência corporal e fortalecimento dos músculos da região do abdômen, glúteo, panturrilha e dos sistemas respiratório e cardíaco.

“O spinning possui vários níveis de intensidade, desde o mais fácil até o mais exaustivo. Durante as aulas, com duração de 30 a 60 minutos, o objetivo é forçar o aluno a se esforçar ao máximo, intensificando sua frequência cardíaca e aliviando a carga em intervalos”, afirma a educadora física da academia Companhia Athletica, Vivian Prudêncio.

De acordo com ela, não há restrição de idade e peso para a prática do esporte. Basta a pessoa ter atestado médico informando que está apta a realizar a atividade.

Gislaine Ferraz, que possui problemas cardíacos e pratica o spinning há mais de dois anos, diz que com as aulas conseguiu ter mais resistência para fazer simples ações, como subir escadas ou até mesmo caminhar.

 “Em todas as aulas tenho as orientações e o acompanhamento de um professor durante o exercício. A bicicleta possui um dispositivo que informa os meus batimentos cardíacos, mostrando o ritmo do meu coração”, diz. 

Comente a notícia no Facebook























© 2002-2014 Ribeirão Preto Online - Um novo jeito de ver Ribeirão. Todos os direitos reservados.

Ribeirão Preto Online, Ofertas de Veículos e Imóvel da Cidade são produtos da Empresa Brasileira de Mídia Online. É proibida a reprodução do conteúdo deste portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem prévia autorizaçao.