Ribeirão Preto, 15 de Setembro de 2014
[ Busca avançada ]

26/10/09 - 10h11

Coluna do Dr. Marcus Sampaio : Hiperplasia gengival

Tamanho da letra: A- A+

Fonte: Dr. Marcus Sampaio

Sorriso antiestético

A presença de um sorriso feio pode levar a diversas alterações no comportamento social e psicológico do indivíduo como a timidez e o comprometimento da auto estima; e diversas outras formas de restrição social.

Pelo contrário, um sorriso bonito transmite uma alegre expressão social e afetiva. Com ele, abrem-se muitas portas ao sucesso e a aproximação pessoal.  Devolver a uma pessoa sua capacidade de sorrir é recuperar sua autoconfiança, sua alegria e sua felicidade.

Dentes brancos e bem alinhados, não significam a estética ideal sem uma perfeita anatomia gengival.

No sorriso gengival, a exposição excessiva da gengiva muitas vezes pode comprometer a estética, especialmente nos casos de crescimento gengival além do limite coroa/raiz.  A causa deste crescimento pode ser a hiperplasia gengival de causa inflamatória (fig.1) ou medicamentosa (fig.2) apresentando muitas vezes sangramento gengival ou ainda a erupção passiva ou atrasada (fig.3) que consiste basicamente em um crescimento anormal da gengiva ou numa alteração da migração apical da crista óssea e recontorno gengival. Com isto, a gengiva marginal cobre uma maior parte da coroa dentária tornando-a curta, e aumentando a exposição gengival durante o sorriso.

Também chamado sorriso gengivoso, para sua correção requer na maioria das vezes, uma cirurgia plástica, realizada no consultório com anestesia local (fig.3c).

A cicatrização é rápida com pós-operatório silencioso e após o tratamento, existe uma mudança social radical na vida destes pacientes, que na maioria das vezes desconhecem que uma correção simples e rotineira pode mudar totalmente o sentido de suas vidas.


Dr. Marcus A. Sampaio é periodontista em Ribeirão Preto.

 

 

 

 

 

Figura 1

  

Figura 2

  

Figura 3                                                        Figura 3 c

 

Comente a notícia no Facebook























Notícias Relacionadas

© 2002-2014 Ribeirão Preto Online - Um novo jeito de ver Ribeirão. Todos os direitos reservados.

Ribeirão Preto Online, Ofertas de Veículos e Imóvel da Cidade são produtos da Empresa Brasileira de Mídia Online. É proibida a reprodução do conteúdo deste portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem prévia autorizaçao.