Ribeirão Preto, 24 de Julho de 2014
[ Busca avançada ]

25/11/11 - 12h08 (Atualizado em 25/11/11 às 01h00)

Realismo por meio do grafite: o trabalho do artista Charles Laveso

Tamanho da letra: A- A+

Fonte: Ribeirão Preto Online / Fabiano Cruz

6 foto(s), clique para ampliar.
O artista Charles Laveso; clique na imagem e veja galeriaLaveso dá aulas de desenho em escola no centro de RibeirãoArtista usa grafite e papelArtista usa grafite e papelArtista usa grafite e papelArtista usa grafite e papel
O artista Charles Laveso; clique na imagem e veja galeria
Foto(s): RP Online/Fabiano Cruz

Fazer com que a arte se confunda com a realidade. Esse é o trabalho de Charles Laveso, que há 18 anos faz desenhos realistas, utilizando como material apenas grafite e papel. Desde o ex-presidente Lula até pessoas comuns já passaram pelo traço de Laveso, que teve como referência o trabalho de um artista de Campinas.

Charles Laveso nasceu em São Caetano do Sul (SP), em 1978, e se mudou ainda criança para Campinas, onde passou a infância e adolescência. Em 1993 visitou uma feira de artes e se interessou pelo trabalho de um artista que, usando uma fotografia como referência, retratava pessoas. “Eu não imaginava, até aquela época, que seria possível fazer trabalhos com tanto realismo utilizando lápis e papel”, diz o artista.

Depois daquele dia, Laveso estudou sozinho durante um ano a técnica do desenho hiper-realista. Nessa época, conciliava o trabalho com os estudos e os desenhos. Logo começaram a aparecer as primeiras encomendas.

Em 1996, ao ficar desempregado, começou a vender retratos feitos a lápis. “Foi meio complicado no começo, porque quase ninguém acredita que uma pessoa possa viver de desenho. Enfrentei certo preconceito. As pessoas falavam que eu tinha de conseguir um emprego em vez de apenas desenhar”.

As dúvidas a respeito da viabilidade da vida de artista de Laveso amainaram quando, em 2002, recebeu uma medalha de ouro no Salão de Artes do Iasp (Instituto Adventista de São Paulo). No ano seguinte, ainda em Campinas, o artista se casou e passou a dar aulas de desenho em casa.

Laveso se mudou para o município de Brodowski (SP), região de Ribeirão Preto, em 2004. Hoje, ele é dono de uma escola no centro de Ribeirão. Ensina para cerca de 30 alunos a arte do desenho realista.

O torneiro mecânico Maicon Dacanal é um dos alunos do artista. Ele diz que começou a desenhar quando sofreu um acidente de trabalho e ficou afastado. “Eu vi os trabalhos do Charles e fiquei impressionado. Resolvi entrar no curso. Eu já desenhava um pouco e hoje quero me aprimorar”, disse.

Maria da Graça Corrêa é outra aluna de Laveso. Há três anos pratica a técnica desenvolvida pelo desenhista. “Os trabalhos me chamaram a atenção na primeira vez que os vi. Pareciam fotos. Procurei logo aprender a desenhar igual a ele”, diz Maria da Graça.

O artista também grava DVDs com as aulas e vende pela internet. Consegue distribuir em torno de 200 cópias por mês e diz que tem clientes até no exterior.

“Além de ser uma coisa que eu gosto, também não encaro minha rotina aqui na escola como trabalho. Com a amizade que tenho com os alunos, vira um encontro, onde reunimos os mesmos gostos. Eu nem me vejo fora desse mundo.”






Serviço

Estúdio Charles Laveso
Rua Cerqueira César, 422, 3º andar, centro - Ribeirão Preto
Contato: (16) 9107-1117
www.aulasdedesenhos.com.br

Comente a notícia no Facebook























© 2002-2014 Ribeirão Preto Online - Um novo jeito de ver Ribeirão. Todos os direitos reservados.

Ribeirão Preto Online, Ofertas de Veículos e Imóvel da Cidade são produtos da Empresa Brasileira de Mídia Online. É proibida a reprodução do conteúdo deste portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem prévia autorizaçao.