Ribeirão Preto, 23 de Julho de 2014
[ Busca avançada ]

16/12/11 - 10h58 (Atualizado em 16/12/11 às 10h59)

Corrida de rua em Ribeirão Preto

Tamanho da letra: A- A+

Fonte: Matheus Henrique: equilibrio@equilibriopersonal.com.br

Conversando com pessoas que correm e ainda trabalham difundindo esse esporte em nossa cidade, resolvi mostrar a vocês a opinião deles, que também é a minha. Após lerem o que disseram, teremos de divulgar o máximo essa coluna para que tenhamos um 2012 de corrida criativa e atrativa.

O aumento no número de eventos de corrida em Ribeirão Preto trouxe um grande benefício aos praticantes de corrida da cidade e da região, além de incentivar a prática de atividade física aos que ainda não aderiram a essa modalidade. Porém, a proximidade das datas das provas e a repetição do mesmo percurso têm representado um fator desmotivante para os atletas que participam regularmente dessas provas. Acredito que Ribeirão Preto oferece muitos locais agradáveis com condições de abrigar eventos de corrida de rua com qualidade”,diz Déborah Rossi.

“Corredor de rua gosta de desafios e não ficar correndo sempre no mesmo percurso. Não se trata de uma corrida como a São Silvestre, mas são várias todos os anos no mesmo lugar. Ribeirão é uma cidade linda, por que não explorar esses locais? Hum, entendi, redução de custos da empresa organizadora não é? Pois saibam vocês que a redução de inscritos reduz junto com o custo de vocês! Corredor de rua não é macaco de circo, se liguem”, diz Eduardo - Du Personal.

Corrida de rua em Ribeirão Preto é preciso ver o mapa antes de participar, pois eu só indico quatro: Corrida Sunset Run, Corrida da Solidariedade do Palhinha, Corrida da Longevidade do Bradesco (todo ano eles vêm com novidades  e mesmo sendo no percurso que todos  fazem, eles, com cones, conseguiram deixaram melhor e  mais agradável) e Track Fild Ribeirão Shopping.

Fora essas que citei qualquer uma que você escolher será igual à outra, sem nenhuma novidade. É isso querido amigos, venho agora muito triste expressar o desgosto dos corredores de Ribeirão Preto para com as corridas que aqui acontecem.

Já há alguns anos que corro por essas lindas ruas de nossa cidade e tenho amigos que fazem isso muito antes que eu.

Gostaria de saber dos corredores que estão lendo essa coluna. Vocês se lembram como foi a corrida da Caixa na Maurílio Biagi? Uma delícia, não é mesmo? E quando tinha no parque Luiz Carlos Raya?

Então, por esse motivo, venho fazer meu apelo para as empresas que estão à frente das organizações. Este ano houve diversas corridas repetidas, todas em um único espaço.

Temos de agradecer desde já nosso amigo Palhinha por ter feito, com coragem, uma corrida fora do percurso onde todos os corredores estão cansados de correr. Não podemos deixar de citar a Sunset Run que foi um sucesso.

Mas sabe por quê? Porque fizeram diferentes. Os corredores de Ribeirão Preto estão cansados de empresas que vêm para nossa cidade apenas com interesse em fazer a corrida, pegar seu dinheiro e pronto.

Espera aí? Cadê o ponto atrativo?

Procurei a prefeitura de nossa cidade, já que todos estão jogando a culpa no governo municipal, mas a informação que obtive foi essa: “apenas cedemos os espaços propostos pelos organizadores e viabilizamos o trânsito, a escolha do percurso é da organização.”

Então, faço um apelo ao Circuito Delta, Circuito Caixa, Troféu São Paulo. Pelo amor de Deus, não façam mais corridas naquele local. A cidade é enorme e maravilhosa, procurem antes os locais na cidade ou façam uma pesquisa em seus sites perguntando o que achamos.

Não é possível que suas agências de marketing não consigam criar nada legal durante a corrida. Pensar no corredor mesmo, água gelada sempre. Parece absurdo, né? Mas ainda existem empresas que não oferecem nem isso.

Lugares com informações para que as pessoas não joguem no chão, atrapalhando outros corredores, ou pessoas para uma limpeza imediata.

Pensar em estacionamentos para os corredores e suas famílias, para que todos possam participar e incentivar, como é um dos objetivos desses eventos. Não é mesmo?

Banheiros dignos e não meia dúzia de banheiros químicos sem higiene. Aquela meia dúzia da elite que vem para disputar a primeira colocação está pouco preocupada com isso.

Porém, deve haver o mesmo benefício para nós, que somos corredores amantes do esporte e que, com certeza, somos a maioria. Não aguentamos mais corridas em Ribeirão Preto no mesmo lugar e sem estrutura.

Pensem antes de fazerem as corridas ou no ano que vem perceberão que o número de inscritos diminui ainda mais. O número de participantes vai aumentar, pois muitos correrão, mas sem inscrição.

Sem atração não tem por que pagar. Não é um incentivo correr sem pagar não, pois sou contra. Porém, é uma dica para que as empresas deixem de fazer corridas de 10 km com duas voltas de 5 km e sem a estrutura citada anteriormente.

Será que fica caro colocar uma banda no km seis? Pense? Ou um malabares no km sete? Tenho certeza que podem. Se não sabem como, procurem informação com quem gosta de corrida.

Seguem dicas de percurso: avenida Francisco Junqueira, parque Maurílio Biagi, parque Luis Roberto Jábali, parque Tom Jobim, além de alguns bairros sem muita gente morando, como Golfe e Recreio das Acácias.

Isso é apenas um desabafo de quem corre e gosta da corrida. Porém, corro fora da cidade e do Estado e sei o quanto evoluiu a corrida fora daqui e o que essas empresas estão fazendo com nosso esporte de domingo.

Seria muito legal por parte das empresas organizadoras levarem em consideração o que os corredores acham e o nosso prazer de correr em nossa linda Ribeirão.

Leia outras colunas de Matheus Henrique.

Comente a notícia no Facebook























© 2002-2014 Ribeirão Preto Online - Um novo jeito de ver Ribeirão. Todos os direitos reservados.

Ribeirão Preto Online, Ofertas de Veículos e Imóvel da Cidade são produtos da Empresa Brasileira de Mídia Online. É proibida a reprodução do conteúdo deste portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem prévia autorizaçao.