Ribeirão Preto, 16 de Abril de 2014
[ Busca avançada ]

25/04/11 - 14h37 (Atualizado em 25/04/11 às 02h42)

Para depois da Páscoa: mulheres e chocolate, uma boa parceria para o coração

Tamanho da letra: A- A+

Fonte: Dra. Julieta Ueta: julietarponline@gmail.com

Chocolate faz bem à saúde??? Existem motivos para acreditar que sim e muito mais razões para se querer acreditar que sim. Afinal de contas é tão gostoso gostar de comer chocolate...

Época de falar de chocolate, um amigo da mulher, não concorda? Homens lembrem-se disto.

Fico sempre impressionada como as mulheres amam chocolate. Não sou o tipo que gosta de chocolate. Eu até aprecio. Ultimamente tenho tido certa queda por este “marronzinho” atraente.

chocolate páscoa doenças coração

Pode-se inventar um tanto de desculpas para se empanturrar de chocolate. Porque está bem, porque está mal, porque está feliz, porque está infeliz! Enfim por todas as ótimas e péssimas razões. Deve se bom demais!!! E será que faz mal para a saúde tanto chocolate assim???

Tem um tanto de estudos e muita gente querendo provar que chocolate é bom pra saúde. Que notícia, hein?

Chocolate é o que afinal? O chocolate (veja em pt.wikipedia.org/wiki/Chocolate) é um produto fermentado sabiam? O chocolate é produzido a partir da fermentação de sementes de cacau. Das sementes do cacau após fermentação se obtém a massa ou pasta ou sólidos do cacau e a manteiga de cacau. Tanto a massa quanto a manteiga podem ser usados na fabricação de chocolates. Temos vários tipos de chocolate que podem estar disponíveis em pó ou em barra ou outras formas menos comuns.

chocolate páscoa doenças do coração

chocolate páscoa doenças do coração

Os chocolates que compramos podem ter quantidades variadas de massa ou de manteiga de cacau. Podem ser acrescidos de outros produtos como o leite sendo conhecido como chocolate ao leite. O chocolate amargo tem mais massa sólida de cacau enquanto o chocolate branco é feito de manteiga de cacau. A manteiga de cacau dá cremosidade. Derrete na boca! Hummmmmmmm!

chocolate páscoa doenças do coração

Os estudos têm mostrado que substância presentes na massa de cacau como os flavonóides fazem bem à saúde, principalmente a saúde cardiovascular reduzindo inclusive a pressão arterial, deposição de placas ateroscleróticas e mais. Felicidades para os amantes de chocolate hipertensos. Como todo medicamento não demais nem demenos. DOSE CERTA. Quanto é isto? E tem o CHOCOLATE CERTO. Melhor o que tem mais massa de cacau. Menos açúcar e menos gordura.

Queria falar de um estudo que diz que mulheres que comem chocolate sofrem menos de insuficiência cardíaca. Um trabalho que foi publicado no ano passado sobre o consumo de chocolate e os efeitos sobre o risco de ter insuficiência cardíaca.

Mais um motivo para justificar o consumo de chocolate em favor da saúde, não contra ela, para felicidade dos amantes de chocolate. Este estudo revela que com o consumo de chocolate há uma prevenção de insuficiência cardíaca. Traduzindo ou reforçando, os autores do tal estudo afirmam que comer chocolate é bom para o coração.

Insuficiência cardíaca é a perda da capacidade do coração de fornecer fluxo sanguíneo suficiente para as necessidades do corpo. O coração perde sua força e a pessoa sente falta de ar a pequenos esforços, cansaço, fica com as pernas e tornozelos inchados.

chocolate páscoa doenças do coração

O que pode causar insuficiência cardíaca? A insuficiência cardíaca pode ser causada por qualquer condição clínica que reduz a eficiência do miocárdio ou músculo cardíaco seja por dano ou sobrecarga. Infarto do miocárdio ou ataque cardíaco, outras doenças do coração, da válvula do coração, do músculo do coração (cardiomiopatias), ou até hipertensão (pressão alta) podem levar à insuficiência cardíaca.

O ESTUDO COM AS MULHERES DA SUÉCIA

Este estudo foi um daqueles que chamamos de observacional prospectivo. Isto quer dizer “vamos ver o que acontece nos próximos anos”. Para este tipo de estudo ter valor é preciso que muita gente participe. Se forem poucas pessoas as conclusões podem não ter validade. Neste estudo observacional prospectivo participaram 31 823 mulheres da população sueca que tinham no início do estudo de 48 a 83 anos. Estas mais de 30 mil mulheres não tinham história de diabetes, infarto do miocárdio ou de insuficiência cardíaca. Todas responderam a um questionário contando com certos detalhes o que comiam e bebiam (96 itens), quanto de atividade física faziam, suas medidas do corpo e mais coisas.Metade das mulheres estavam em terapia de reposição hormonal e 70% moravam sozinhas.

Quanto ao consumo de chocolate, as mulheres foram divididas em categorias de nenhum chocolate até 3 ou mais vezes ao dia.

Ao longo de nove anos foram acompanhadas e verificou-se que 419 do total foram hospitalizadas e 40 morreram por insuficiência cardíaca.

Ao se comparar o consumo de chocolate e o risco de desenvolver insuficiência cardíaca concluiu-se que o risco é 26% menor nas que consumiram de 1 a 3 porções (porção=25 gramas) e 32% menor entre as que consumiram de 1 a 2 porções por semana, quando se fez a comparação com quem não come nenhum chocolate.

Os resultados sugerem que o consumo moderado de chocolate por mulheres com idade acima de 48 anos pode reduzir o risco delas de ter insuficiência cardíaca.

As perguntas importantes são: e os homens? E que tipo de chocolate?

Outros estudos feitos com homens e mulheres mostrando benefícios parecem não discriminar homens e mulheres. Neste caso pode-se pensar da mesma maneira, mas é preciso fazer um estudo.

 

chocolate páscoa doenças do coração

Quanto ao tipo de chocolate um dado importante do trabalho é o fato das mulheres suecas terem consumidos quase que completamente chocolate ao leite. Pelas leis européias este chocolate deve ter 30% de massa de cacau, que contém flavonóides. A legislação americana exige no mínimo 15% de massa de cacau. Chocolates com muito açúcar e muita manteiga de cacau ou outras gorduras tem um valor calórico elevado e não contribui para a obtenção das vantagens da massa de cacau que faz o chocolate.

No Brasil cita-se que o chocolate amargo tem pelo menos 45% de massa de cacau.

DICAS:

 

chocolate páscoa doenças do coração

Não se deixa enganar: chocolate branco não tem massa de cacau. Pode ter manteiga de cacau.

Manteiga de cacau é que dá a sensação de “derreter na boca”, mas é gordura pura, muitas calorias, os flavonóides não estão na manteiga.

Chocolate diet ou light podem ter menos ou nenhum açúcar, mas TEM GORDURA OU MANTEIGA que tem muitas, muitas calorias!!!

Enquanto isto dê um tempinho a você e aproveite os prazeres do chocolate, mesmo depois da Páscoa, que espero tenha sido ótima com chocolate para o bem do coração.

Comente a notícia no Facebook























© 2002-2014 Ribeirão Preto Online - Um novo jeito de ver Ribeirão. Todos os direitos reservados.

Ribeirão Preto Online, Ofertas de Veículos e Imóvel da Cidade são produtos da Empresa Brasileira de Mídia Online. É proibida a reprodução do conteúdo deste portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem prévia autorizaçao.