Ribeirão Preto, 16 de Setembro de 2014
[ Busca avançada ]

27/06/05 - 17h15

Livros feitos por alunos auxiliam no desenvolvimento educacional

Tamanho da letra: A- A+

Fonte: Fonte

Se para o editor norte-americano Henry Beecher (1813 – 1887) “uma casa sem livros é como um quarto sem janelas”, alguns adolescentes de Luiz Antônio, Rincão e Guatapará estão aprendendo a construir as suas próprias passagens para o mundo exterior.

Eles participam do Amigos do Futuro, programa realizado pela Votorantim Celulose e Papel (VCP) em parceria com o Instituto Votorantim e o Canal Futura. Por meio do projeto, publicaram livros sobre temas variados, que relatam parte de seu aprendizado.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Técnico de Química, em Luiz Antônio, a “janela” construída dá acesso a um mundo de sensibilidade. Intitulado “Emoções em Ação”, o livro reúne cem poesias de 80 alunos de 6ª a 8ª séries. “Optamos pela poesia porque muitos alunos tinham resistência à leitura. Mas, por causa da sonoridade que ela tem, a poesia aproximou essa turma das letras”, comemora a professora Cristina Gasparini.

Nas outras duas escolas, as “janelas” mostram um cenário em que predominam o meio ambiente e a preocupação com a preservação dos recursos naturais. Em Rincão, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Inês Menin Biffi, o livro, escrito por alunos da 4ª série, enfatiza a geração e a gestão dos resíduos sólidos.

Em Guatapará, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª Andréa Sertori Sandrin, mais de 150 adolescentes da 5ª série escreveram sobre o uso consciente da água. “O fato de saberem que aquele trabalho viraria um livro impulsionou a turma para se aprofundar nas pesquisas, o que fortaleceu muito o conhecimento deles. Isso certamente influenciará a comunidade com que eles interagirem”, comenta a professora Sheila Aparecida Missi de Paula. A escola recebeu cerca de mil exemplares, e metade ainda está disponível à população.

Comente a notícia no Facebook























© 2002-2014 Ribeirão Preto Online - Um novo jeito de ver Ribeirão. Todos os direitos reservados.

Ribeirão Preto Online, Ofertas de Veículos e Imóvel da Cidade são produtos da Empresa Brasileira de Mídia Online. É proibida a reprodução do conteúdo deste portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem prévia autorizaçao.